Palavras

Aqui começa uma história. A minha história com as palavras.
Palavras que desde muito pequena me lembro.
Palavras que sempre me fizeram sonhar.
Palavras simples, recheadas de emoção.
Hoje eu vivo em meio às letras e caracteres.
Hoje eu as solto no ar.
Palavras! Essa sou eu: Vanêssa Saldanha de Sousa.
Com todos os caracteres e acentos.
Com toda essa verdade.
Assim como as palavras sou simples, recheada de emoção.
Agora começo a me revelar.
Venha comigo!
Ouça as minhas palavras.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quem sou eu? Como estou? Para onde vou?

Eu nasci há 30 anos atrás. É engraçado porque quando fui começar a escrever esse texto eu me lembrei da música do Raul Seixas: "Eu nasci há 10.000 anos atrás (...)". Não, eu não tenho experiência o suficiente para que os meus 30 anos pareçam 10.000 anos. Pelo contrário, me acho até imatura, inexperiente, inocente, ingênua. Não me daria 30 anos e realmente muitos se assustam quando digo a minha idade. Mas eu mesma me sinto infantil às vezes. Falta equilíbrio, como uma criança aprendendo a andar, sou eu aprendendo a ser adulta.
Eu nasci em Patos de Minas. Tive e tenho uma boa família, pequena, mas, consistente, tranquila. Tive poucos amigos, mas, verdadeiros. Tive poucos empregos, mas, estáveis.
Não há momento mais propício para se escrever este texto do que o início do ano que é um momento para reflexão, para pensar em como foi o ano que se passou fazendo um balanço, fazer pedidos e promessas para o novo ano. Melhor momento ainda porque acabo de ler O Alquimista de Paulo Coelho (coincidência ou não era parceiro de Raul, mas, como o próprio livro diz "Maktub": está escrito). Raul tem marcado presença minha vida ultimamente. Acho que preciso analisar as letras de suas músicas, talvez elas me tragam respostas.
Enfim, no Alquimista, a mensagem principal que ficou para mim foi: "Lembre-se de saber sempre o que quer (...)". A história gira em torno de um rapaz que vai em busca de um Tesouro para viver a sua Lenda Pessoal e aprende a Linguagem da Alma e do Universo além de aprender a ouvir a voz do seu coração.
Eu acredito que eu esteja exatamente vivendo esse momento. Estou há 10 anos trabalhando na mesma empresa. Tive um crescimento pessoal e profissional. Tenho uma vida estável financeiramente falando. Poderia perfeitamente continuar assim, obter mais nessa empresa e nessa cidade. Porém, o meu coração anseia por viver novas experiências, grita por conhecer outros lugares, pessoas, trabalhos. Pede para eu viver a minha Lenda Pessoal.
E qual será a minha Lenda Pessoal? Eu me lembro que quando criança eu sempre gostei de inventar histórias. Tinha um caderno de desenhos e me lembro de criar personagens e falas nos balões como de histórias em quadrinhos. Também me lembro de fantasiar personagens heróicos com meus coleguinhas na hora do recreio; dos meus amigos invisíveis do banheiro; das brincadeiras intermináveis que mais pareciam contos de fadas das Barbies. Me lembro de colocar nomes dos personagens das novelas nos meus colegas e simular que éramos eles na hora do recreio.
Em um outro momento quis ser astronauta para chegar às estrelas. Ficava horas deitada no pátio de casa olhando e observando o céu estrelado. Mas aprender Física é que seria difícil.
No Colegial comecei a atuar e tomei gosto. Encenei um Bobo da Corte, a Ama da Julieta em Romeu & Julieta, fiz aula particular de teatro (só eu mesma) com uma atriz de Belo Horizonte que era formada em Belas Artes. Encenei a Pequena Sereia e descobri que queria ser atriz.
Sempre fui boa em Português, Inglês e Literatura. Sempre foram minhas matérias preferidas.
Não abandonei as letras. Além dos recadinhos e cartinhas que sempre fazia para minha mãe e os bilhetinhos para as amigas, sempre gostei de verso e prosa e no Colegial tive uma das fases mais produtivas da minha vida. Escrevi a 1ª parte de um livro, diversas poesias e até um conto.
Decidi que prestaria vestibular para Artes Cênicas e Letras, ambas dentro das minhas áreas de interesse e habilidade. Queria mesmo Artes Cênicas. Fui para o Rio de Janeiro. Me preparei. Ensaiei os 7 Gatinhos de Nelson Rodrigues, Carmina Burana para expressão corporal.
Passei em Letras.
A faculdade bloqueou o meu leitor e o meu escritor, mas, entrei no mundo corporativo. E cá estou eu agora querendo saber que caminho seguir e descobrir qual é a minha Lenda Pessoal.
Ah! Lembrei-me que brincava de escolinha também e que já quis, e talvez ainda queira, ser professora e trabalhar na área acadêmica como pesquisadora. Sou curiosa.
A verdade é que minha Lenda Pessoal é trabalhar com as palavras, sejam elas escritas, faladas, encenadas, lidas, divulgadas, publicadas. Adoro as Letras, a linguagem, a comunicação. Hoje trabalho numa área de Comunicação Interna de uma grande empresa. Lido com intranets, endomarketing. Mas quero mais, quero um mundo maior. Hoje as minhas palavras chegam para 3.000 pessoas. O meu objetivo é que chegue para 5.000 pessoas em 10 meses, 80.000 pessoas em 5 anos e 1.000.000 em 10 anos.
Essas é a minha Lenda Pessoal: trabalhar com palavras e pessoas, e como diz a música "(...) diz o poeta, o artista vai onde o povo está (...)" por isso minha meta em 2010 é me mudar para São Paulo onde existem 19 Milhões de habitantes com quem posso me comunicar e continuar trabalhando na área de Comunicação Interna para um público maior, além de, obviamente, tirar da gaveta meus projetos de escritora e retomá-los e resgatar o meu leitor interno. Afinal de contas, existem muitos personagens querendo sair da minha mente e se materializar na mente de outras pessoas e outros tantos querendo entrar de vários autores e até mesmo outros que posso criar desde que meu copo esteja vazio para enchê-lo novamente.
O importante é lembrar "que eu sempre posso voltar a ser pastor", mas, é preciso coragem para viver a minha Lenda Pessoal.

Versão escrita em: 03/01/2010

Ao digitalizar o texto dissertativo respondendo às perguntas Quem sou eu? Como estou? Para onde vou? percebi que tirei conclusões de forma precipitada. Se for responder a essas perguntas hoje diria que eu sou alguém que sofre por pensar na possibilidade de me mudar para São Paulo.
O próprio texto traz algumas respostas claras de que o melhor lugar é onde está o coração da gente. Já ouvi essa frase ou algo semelhante em algum lugar ou de alguém. E é verdade. Hoje o meu coração está em Uberlândia e é aqui que eu quero ficar. Ainda que na simplicidade, desde que haja amor, é aqui que quero estar.
Interessante que no texto também traz respostas à minha Lenda Pessoal e que não é preciso ir para tão longe ou onde haja tantas pessoas para que eu a realize. Porque a minha Lenda Pessoal é trabalhar com as palavras e fazê-las chegarem a muitas pessoas. Basta eu correr atrás dos meus sonhos de criança e adolescente que poderei realizá-las aqui mesmo, tanto aquelas de cunho profissional e financeiro quanto aquelas de cunho social.
Eu posso retomar meu livro, começar a escrever um Blog, fazer um mestrado em Linguística. Tem tantas formas de realizar a minha Lenda Pessoal que estavam na minha frente e eu não percebi.
Falando de Valores, além de tudo o que escrevi, os mandamentos mais importantes de qualquer homem devem ser os seguintes:

"Amai ao Pai como a si mesmo."

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

E é isso o que eu vou fazer: me amar, amar ao Pai e amar ao próximo.

Versão revista em: 16/05/2010 e 17/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário